--CD1--
- Heaven and Hell (Entwistle)
- I Can't Explain (Townshend)
- Fortune Teller (Neville and Spellman)
- Tattoo (Townshend)
- Young Man Blues (Allison)
- Substitute (Townshend)
- Happy Jack (Townshend)
- I'm a Boy (Townshend)
- A Quick One, While He's Away (Townshend)
- Summertime Blues (Capehart and Cochran)
- Shakin' All Over (Kidd)
- My Generation (Townshend)
- Magic Bus
O CD1 foi uma re-leitura dos clássicos do rock como "Fortune Teller" (gravado pelos Rolling Stones), "Summertime Blues" (cantado por Eddie Cochran) e "Shakin' All Over". O resto são sucessos do grupo, com direito a "Heaven and Hell", de Entwistle para o tiro inicial. Uma parte que acho embromation é no fim de "I'm Boy", onde Pete inicia um papo meio longo sobre sua primeira ópera-rock antes do consagrado Tommy. Obviamente "A Quick One, While He's Away" foi um começo, assim como "Rael 1 e 2" e "Glow Girl", vistos no álbum The Who Sell Out. "A Quick One..." é uma pequena ópera que fala sobre uma jovem que lamenta por seu amado não aparecer faz 1 ano e nesse meio tempo ela começa sair com outros caras, conhece Ivor o motorista de trem, se arrepende do erro assim que seu amor retorna e é perdoada. Uma música super legal em se ouvir e ela pertence ao segundo disco da banda, A Quick One(Happy Jack, no lançamento americano por causa da censura do nome).
--CD2--
- Overture (Townshend)
- It's a Boy (Townshend)
- 1921 (Townshend)
- Amazing Journey (Townshend)
- Sparks (Townshend)
- Eyesight to the Blind a.k.a. "Born Blind" (Sonny Boy Williamson)
- Christmas (Townshend)
- The Acid Queen (Townshend)
- Pinball Wizard (Townshend)
- Do You Think It's Alright? (Townshend)
- Fiddle About (Entwistle)
- Tommy, Can You Hear Me? (Townshend)
- There's a Doctor (Townshend)
- Go to the Mirror! (Townshend)
- Smash The Mirror (Townshend)
- Miracle Cure (Townshend)
- Sally Simpson (Townshend)
- I'm Free (Townshend)
- Tommy's Holiday Camp (Keith Moon)
- We're Not Gonna Take It (Townshend)
O CD2 é a versão ao vivo de Tommy. A ópera sobre o menino que vê o assassinato do amante de sua mãe nas mãos de seu pai, o Capitão Walker e ainda é forçado por eles que não vi, ouviu e nem dirá nada a ninguém me chama atenção. E esse autismo de Tommy o deixou cego, surdo e mudo mas também ganhou uma habilidade: o de jogar pinball como ninguém, se transformando assim num herói, uma figura messiânica. Confesso que senti falta de "Cousin Kevin" e um pouco de "Underture". Mas o restante do repertório é da cabeça aos pés e totalmente Tommy. A instrumental "Sparks" é um verdadeiro jogo de sons tirado da guitarra de Pete Townshend. Não tenho dúvidas de que Birdman estava inspirado. "The Acid Queen" é uma das minhas favoritas. Amei ouvir Pete interpretando a garota na música. E não tem como esquecer de "Pinball Wizard". Quem assistiu o longa metragem de 1974 e dirigido por Ken Russel, não consegue apagar a imagem de Keith Moon fazendo o louco Tio Ernie e cantando "Fiddle About", a canção forte sobre o abuso que Tommy sofreu nas mãos de seu tio doidão. "I'm Free" é perfeita. Embora já tenha escutado a versão original no disco Tommy, as versões ao vivo da música é de impressionar. Ela explica a sensação de estar curado com a liberdade que tem gosto de realidade. É maravilhoso ver Thomas gritando que está livre do seu isolamento, causado por sua mãe e seu pai, que o deixou cego, surdo e mudo. "Tommy's Holiday Camp" é o rock mais divertido e festivo, com Moonie gritando e Birdman cantando.
"We're Not Gonna Take It" mostra a queda do império de Tommy Walker e encerrando com a épica "See Me Feel Me/ Listening To You". Essa última parte é vista no Festival de Woodstock e arrepia. Nunca vi Roger Daltrey encenando com afinco o personagem central e está de bom tamanho.
Em outras palavras, Live At Leeds apresentou para todos um The Who empolgado, em otima forma musical. Roger, John, Pete e Keith deram o melhor de si mesmos e o resultado gerou esse poderoso disco ao vivo. Quem quiser ouvi-lo, deixo aqui disponível para baixar. E espero que gostem!
CD1 (Download) CD2(Download)
Agradecemos por ler esse post e baixar nossos discos! |